domingo, 18 de junho de 2017

Pessoas que nos emocionam


por : Fabiola Simões    
26 fev. 2016.


Outro dia, assistindo ao programa “Mais você”, ouvi Cissa Guimarães dizer que o amigo André Marques a emocionava. Mais que um elogio sincero, aquelas palavras traduziam muito do que sinto em relação a algumas pessoas. Certamente você conhece pessoas assim. Gente que nos emociona com sua história, seus gestos e suas palavras.

Pensei na lista de pessoas que me emocionam, e no porquê delas despertarem essa emoção em mim. Poderia citar Jesus Cristo, Gandhi e Mandela, mas falo de gente comum, gente que cruza nosso caminho todos os dias e nos ensina a ter olhos de poesia só de olhar para elas. Ana Jácomo disse que essas pessoas têm cheiro de colo de Deus, e acho que é isso mesmo.

Talvez sejam almas que nos abraçam com sua presença, amansando nosso desconforto rotineiro e nos convidando a ser quem somos de fato, longe dos papéis que assumimos, falando sobre aquilo que cremos de verdade e vivendo de acordo com o que temos fé.
Tem gente que nos comove à primeira lembrança. Perto delas nossa fala encontra reciprocidade, e a gente se abre sem reservas sem mesmo entender porque. Ao lado delas nossa dúvida encontra alívio e nosso medo perde abrigo.

Tem gente que nos dá saudade, e a saudade é a emoção da falta que aquela pessoa faz. A lembrança de suas mãos quentes nos segurando nos dá a certeza de que em algum lugar alguém se importa de verdade, e só isso já é um alento, seja em que circunstância for.
Algumas pessoas cruzam nosso caminho e estabelecem uma ligação forte desde o primeiro instante. Dizem que “os santos batem”, e perto delas nosso riso é mais solto e o choro não tem receio de brotar. Com elas o assunto não falta, e a vontade de estar junto supera os obstáculos de tempo e lugar. Perto delas somos mais autênticos, e a vida ganha coerência e lucidez.

Tem gente que aparece em nossa vida feito passarinho cantando de manhã. Sabem que podem se aproximar e não têm receio de que irão incomodar.
Tem gente que pode silenciar ao nosso lado sem que haja estranhamento ou acanhamento. Perto delas o silêncio é consentido e bem vindo, e entendemos que a alma também precisa de trégua, descanso e mansidão.
Pessoas que nos emocionam carregam histórias bonitas dentro delas. Sabem valorizar cada momento presente com leveza e sabedoria porque já superaram obstáculos e saíram vencedoras. Nos animam com sua força e servem de inspiração e motivação.
Perto delas a gente se sente ouvindo “A casa é sua” do Arnaldo Antunes no volume mais alto, e entende a letra que diz: “até o teto tá de ponta cabeça porque você demora…”

Tem gente que nos transmite paz sem que nenhuma palavra seja dita. Silenciam nossa alma com cuidado e plantam sementes de otimismo em nosso caminho.
Desejo que você encontre pelo menos uma pessoa assim. Alguém que lhe tire do lugar comum e lhe comova de um jeito especial. Que ao pensar nela, seu coração sorria e sua alma sinta estar sendo acariciada.

E que você possa ser essa pessoa também. Que em algum lugar, em algum momento, alguém pense em você e sinta que está se emocionando de verdade…

quinta-feira, 15 de junho de 2017

POP BLUES


                               Música: Pop Blues - Banda Quinteto Armado
                               Vocal: Daniele Penhã

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Você já provou o Arak?

                       Arak ou araq é uma bebida alcoólica destilada (~50%-63% vol. alc./~100-126 proof) da família do anis. É uma bebida clara, incolor, não adoçada, com sabor de anis, também classificada como aperitivo. É a bebida tradicional da Palestina, Israel, Líbano, Jordânia, Iraque e da Síria, e é muito semelhante ao ouzo grego, à zivania cipriota e ao raki turco.
                         Devido ao alto teor alcoólico, não é indicado que se beba puro, o costume é diluir em água ou servi-lo com gelo, “on the rocks”. Uma das características curiosa da bebida é que quando o gelo é colocado, o líquido ganha uma cor leitosa e por isso é também conhecida como “leite de camelo”. Ele chega a queimar a língua se tomado puro. Alguns fabricantes chegam a colocam no rótulo da garrafa o aviso de "Não ingerir puro!". O Arak costuma ser encontrado para venda em lojas especializadas em bebidas e em empórios de produtos árabes.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arak

terça-feira, 13 de junho de 2017

HOJE RESGATEI UM HUMANO!



Por: Samira Costa

Lindo texto!

HOJE RESGATEI UM HUMANO

"Os seus olhos encontraram os meus, enquanto ela caminhava pelo corredor olhando apreensivamente para dentro dos canis. Imediatamente senti sua necessidade e sabia que tinha de ajudá-la. Abanei minha cauda, não tão entusiasticamente para não assustá-la.
Quando ela parou em frente ao meu canil, tampei sua visão para que não visse o que eu tinha feito no canto de trás. Não queria que ela soubesse que ninguém ainda havia me levado para um passeio lá fora. Às vezes, os funcionários do abrigo estão muito ocupados e não gostaria que ela pensasse mal deles.
Enquanto ela lia as informações a meu respeito, no cartão pendurado na porta do canil, eu desejava que ela não sentisse pena de mim, por causa do meu passado. Só tenho o futuro pela frente e quero fazer diferença na vida de alguém. Ela se ajoelhou e mandou beijinhos para mim. Encostei meus ombros e minha cabeça na grade, para confortá-la. As pontas de seus dedos acariciaram meu pescoço; ela estava ansiosa por companhia. Uma lágrima escorreu pelo seu rosto e, então, elevei uma de minhas patas para assegurá-la de que tudo estaria bem.
Logo, a porta de meu canil se abriu e o seu sorriso era tão brilhante que, imediatamente, pulei em seus braços. Prometi mantê-la em segurança. Prometi estar sempre ao seu lado. Prometi fazer todo o possível, para ver aquele sorriso radiante e o brilho em seus olhos...
Tive muita sorte dela ter vindo até meu corredor. Há ainda tantas pessoas por aí, que nunca caminharam por esses corredores... Tantas para serem salvas... Pelo menos pude salvar uma.
Hoje resgatei um humano!"

(k)

sábado, 10 de junho de 2017

ANTONOV 225 - O MAIOR AVIÃO DO MUNDO!

      Construido em 1988 pela extinta União Soviética, o Antonov 225 foi projetado para transportar o Buran, o ônibus espacial nas costas e que só realizou uma viagem. Desde então, ele tem sido utilizado para transporte de grandes cargas. 

O Mriya conta com 84 metros de comprimento, fazendo dele também o avião mais longo já produzido, 88 metros de envergadura (a distância entre a ponta das asas) e pesa incríveis 280 toneladas — um detalhe importante: ele pesa tudo isso em carga e combustível.


Ele também conta com seis turbinas e suporta carregar a insuperável marca de 250 toneladas. Para se ter uma ideia, isso é 10 vezes mais do que o C-130 Hercules pode carregar ou o mesmo que 20 ônibus de Londres lotados de passageiros.










Fonte: https://www.tecmundo.com.br/aviao/15117-as-7-maiores-maquinas-voadoras-ja-construidas-pelo-homem.htm

terça-feira, 30 de maio de 2017

"Diante das fotos de Evandro Teixeira"

Foto de Evandro Teixeira. Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro, 1988.
"A pessoa, o lugar, o objeto          
estão expostos e escondidos
ao mesmo tempo, sob a luz,
e dois olhos não são bastantes
para captar o que se oculta
no rápido florir de um gesto.

É preciso que a lente mágica
enriqueça a visão humana
e do real de cada coisa
um mais seco real extraia
para que penetremos fundo
no puro enigma das imagens.

Fotografia - é o codinome
da mais aguda percepção
que a nós mesmos nos vai mostrando,
e da evanescência de tudo
edifica uma permanência,
cristal do tempo no papel.
(...)".

Poema (trecho) de: Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 26 de maio de 2017

E VIVA SÃO JOÃO!


             Depois do Carnaval, possivelmente a festa de São João (dias 23 e 24 de junho) é um dos maiores representantes dos festejos populares do Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar a data, especialmente nos estados do Nordeste.
          
             É chegada a hora então de se preparar para saborear muita comida típica da época e as bebidas, como os diversos sabores de licores e o quentão, que é também um drinque tradicional  a base de cachaça ou vinho. A receita você vai encontrar ainda nesta postagem. Uma festa animada com muitos fogos de artificio, cores e música, pra dançar muito, nos ritmos do forró, xaxado e baião, os ritmos predominantes desta festa!






Aprenda a preparar o Quentão!
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de cachaça;
1 ½ xícara (chá) de açúcar;
2 xícaras (chá) de água;
1 colher (sopa) de gengibre ralado;
Casca de 1 limão;
Casca de 1 laranja;
2 canelas em rama (pau);
5 cravos-da-índia.

Como fazer :

O primeiro passo para fazer o seu Quentão é colocar em uma panela funda o açúcar, o cravo, a canela, as cascas de laranja e limão e o gengibre ralado e levá-los para cozinhar em fogo médio até que o açúcar derreta por completo, formando um caramelo dourado.

Vá mexendo a mistura de vez em quando para evitar que queime. Em seguida, desligue o fogo e comece a regar a água aos poucos, misturando delicadamente. Se a panela estiver muito quente, é preciso tomar cuidado, pois a mistura pode borbulhar e espirrar em você.

Feito isso, volte a panela ao fogo médio e acrescente a cachaça. Espere até começar a ferver e, quando isso acontecer, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos, aproximadamente.

Depois, disponha-as nos copos onde o Quentão será servido. Desligue o fogo e, com uma concha, sirva a bebida em canecas ou copos resistentes, de preferência, ainda bem quente.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Salvador meu amor, Bahia! - Forte São Marcelo, Ponto Turístico.



       

                  O Forte de São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar e que já foi também designado Forte de Nossa Senhora do Pópulo, localiza-se em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia.
                   Erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, fronteiro ao centro histórico da cidade, destaca-se por se encontrar dentro das águas, como o Forte Tamandaré da Laje, no Rio de Janeiro, e ser o único de planta circular no país, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal).

domingo, 7 de maio de 2017

O PODER DAS ESPECIARIAS - VAI UM TEMPERO AÍ?

"Alecrim: Diurético, destoxificante, antifúngico, espasmolítico sobre vesícula e duodeno, anti-inflamatório.
Pode ser usado em: Frango, cenoura, batata, sopas, mandioca, ovelha, suíno, couve-flor.

Canela: Reduz esvaziamento gástrico sem alterar o apetite, ação calmante, destoxificante, analgésica, antifúngica, aumenta a insulina plasmática.
Pode ser usado em: Moranga, carne de boi moída, chás, frutas assadas, compotas, geléias, cremes de frutas, leite de sementes e cereais, mingaus.

Coentro: Espasmolítico sobre musculatura lisa do trato gastrointestinal e vias biliares, melhora motilidade e secreção gástricas, anti-inflamatória, antiaterogênica, antibacteriana e sedativa.
Pode ser usado em: Peixes e frutos do mar, vegetais, cereais e pratos com soja.

Cominho: Antioxidante, previne oxidação de lipídios, reduz flatulência gástrica e intestinal, antibacteriana.
Pode ser usado em: Carnes, frango, vegetais, tubérculos e cereais, lentilha e feijão.

Cravo da Índia: Antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antioxidante, espasmolítica sobre a musculatura lisa do TGI e vias biliares, melhora motilidade gástrica e inibe infecção por H. Pylori, antiinflamatória.
Pode ser usado em: Chás, sucos, carne moída, suíno, ovelha, marinadas, vitaminas com frutas (pó).

Cúrcuma: Inibe crescimento H. Pylori, antialérgica, antibacteriana, antioxidante, antiinflamatória, imunoestimulante, hipoglicemiante.
Pode ser usado em: Arroz, vegetais, refogados, sopas, carnes, ensopados, peixes, quinua, aipim, batata.

Gengibre: Ação espasmolítica sobre musculatura lisa do trato gastrointestinal e vias biliares, melhora motilidade e secreção gástrica, destoxificante, antiinflamatória, antialérgica, expectorante, hormonal, imunoestimulante, antioxidante.
Pode ser usado em: Arroz, carnes, frango, peixes, cenoura, chuchu, moranga, bolo chocolate, biscoitos doces, compotas, chás e sucos.

Hortelã: Efeito laxativo, estimula peristaltismo, reduz flatulência, hepatoprotetora, efeito calmante, antimicrobiana e antiviral, antioxidante.
Pode ser usado em: Ovelha, peixes, chás, sucos verdes, temperos para saladas.

Manjericão: Antioxidante e destoxificante
Pode ser usado em: “Disfarça” sabor do tofu para cremes e molhos, tempero para peixes e saladas, azeites e molhos de tomate.

Orégano: Antifúngico, antioxidante, protege oxidação do LDL, ação antimicrobiana.
Pode ser usado em: Massas, vegetais, diretamente na salada, na sopa, na berinjela, deixar na mesa e colocar na comida.

Pimenta: Antiinflamatório, hipocolesterolêmica, anticarcinogênica, termogênica.
Pode ser usado em: Carnes, frango, molhos, massas, risotos, ensopados, feijão, lentilhas, pratos quentes.

Sálvia: Reduz flatulência gástrica e intestinal, antiinflamatória, antimicrobiana, anticarcinogênica, melhora o humor e performance cognitiva.
Pode ser usado em: Frango, molho de tomates e carnes, sopas e ensopados.

Tomilho: Antifúngico, antiinflamatório (inibe produção de óxido nítrico), antiaterogênica (inibe a agregação plaquetária).
Pode ser usado em: Carnes, frango, molhos, tubérculos, sal temperado, marinados e assados.

Zimbro: Antimicrobiano, antifúngico (reduz candidíase), tem efeito laxativo, estimula peristaltismo e motilidade.
Pode ser usado em: Conservas, marinadas, carnes, caças, aves e suínos."

Fonte: Busca Saúde

sábado, 6 de maio de 2017

Chapada Diamantina - Fotógrafo captura formação de nuvens no céu com "aparência de fogo"

Uma fotografia feita em Mucugê no Sul da Bahia da Chapada Diamantina, viralizou no Facebook e Whatsapp. O registro aconteceu no amanhecer de segunda-feira (22/04/2017) no Vale do Pati, ponto turístico da região.
O responsável foi um fotógrafo do município de Seabra, William Lima. Ele conta que estava a passeio em expedição fotográfico tirando fotos das paisagens, e neste dia acordou cedo, e achou o amanhecer espetacular, e começou a fotografar. 
Ao postar a imagem, William disse que algumas pessoas acreditaram ser fogo na mata.
Em suas colunas sociais, o fotógrafo colocou juntamente com a imagem um título dizendo: Não é queimada! É o amanhecer no vale do Pati!

Veja mais em :  Terra Querida/Notícias: Chapada Diamantina 

Fonte: http://terraqueridajussiape.blogspot.com.br/2017/05/chapada-diamantina-fotografo-captura.html?spref=fb

terça-feira, 25 de abril de 2017

DOM QUIXOTE

“...Hoje é o dia mais bonito de nossas vidas, querido Sancho...
Nossos maiores obstáculos, são nossas indecisões...
Nossos piores inimigos são o medo do poder, e até o medo de nós mesmos...
É muito fácil de nos enganarmos...
O que há de mais destrutivo, são a mentira e o egoísmo...
A maior derrota é o desânimo...
E os defeitos mais perigosos são a soberba e o rancor...
A melhor sensação, a que mais nos gratifica, é a paz da consciência, e também o esforço para crescermos sem a pretensão de sermos perfeitos, mas principalmente a vontade de fazermos o bem e lutarmos contra a injustiça onde quer que ela esteja..."  (Miguel de Cervantes -  Do livro:  Dom Quixote de La Mancha)

segunda-feira, 24 de abril de 2017

A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia



É uma festividade que tem lugar na cidade de Salvador no estado da Bahia, no Brasil.


Trata-se de uma manifestação religiosa de origem católica realizada desde 1549, quando o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, iniciou a sua devoção na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia cuja fachada em pedra de lioz veio de Portugal.




Os festejos começam no final de Novembro, com a novena que tem lugar todas as noites na matriz na "Cidade Baixa" de Salvador. A celebração envolve uma missa campal e procissão e, paralelamente, ocorre a tradicional festa, nas imediações do Mercado Modelo e Elevador Lacerda (pontos turísticos), com barracas de comidas típicas e bebidas, unindo a profana alegria do baiano à sagrada devoção religiosa.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_da_Praia

domingo, 23 de abril de 2017

Juquinha da Serra.

     
       Personagem lendário da Serra do Cipó - Minas Gerais, que ao longo de sua vida como andarilho pelos campos altos, colhia flores, sempre-vivas e orquídeas, e as trocava por alimentos e roupas com viajantes da região. 
       Era comum vê-lo trocando as suas flores e plantas colhidas por qualquer coisa que os visitantes traziam: de pequenos utensílios até um prato de comida.Figura folclórica da região, ele acabou tornando-se um ponto turístico local. 
       A sua identificação com a Serra era tal que em 1987, após a sua morte, 
resolveram homenageá-lo com uma estátua localizada em um dos pontos mais altos da paisagem. Por tanta simplicidade, fez história, perpetuada por essa obra escultórica.
     José Patrício, o Juquinha das Flores, brotou da serra. A serra o acolheu! A humana flor... assim dizia.

sábado, 22 de abril de 2017

E falando em batatas... quem inventou a batata frita?

"A disputa é real: franceses e belgas lutam pelo título de inventores da batata frita. Segundo a lenda francesa, as «frite» foram inventadas por vendedores de rua na «Pont Neuf» em Paris logo após a revolução de 1789, mas a tradição belga explica que a batata frita foi inventada por acaso no século XVII por habitantes de Namur, no sul do país. Um dia, quando o rio Meuse congelou, os pescadores locais cortaram as batatas em bocados à semelhança do peixe e acabaram por fritá-las. Estas teorias estão em análise num festival de culinária em Bruxelas, denominado Brusselicious. Historiadores e cozinheiros de ambos os países apresentam argumentos, tentando chegar a uma conclusão. Pierre Leclerc, professor da universidade de Liège, admite que as provas belgas são as mais fracas: «Os belgas adoram batatas fritas, mas as pesquisas mais sérias sobre o assunto só agora começaram»". Hahaha!! E agora eu pergunto... diante de uma poção quentinha de batatas fritas, alguém aí vai se importa em saber se foi os franceses ou os belgas a pensar pela primeira vez em fritar as batatas? Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/iol-push/afinal-quem-inventou-as-batatas-fritas

Batatinha quando nasce...

         A história da batata começou a cerca de oito mil anos atrás na Cordilheira dos Andes próximo ao Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru, e foi levada a outras regiões do mundo por colonizadores europeus. Atualmente são cultivados milhares de variedades da espécie em todos os continentes e está inserida como um alimento fundamental na cultura mundial. A relação da batata com a batata-doce é bem pequena porque os vegetais não compartilham do mesmo gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. 

        A batata é o vegetal mais popular do mundo e o quarto mais consumido, sendo usado em receitas em todo o mundo. São utilizadas como massa na Itália, cozidas com bananas na Costa Rica, cozidas com arroz no Irã, recheadas com fígado na Bielorrússia, fritas com feijões verdes na Etiópia, dentre outras incontáveis receitas com o tubérculo. 
        O segredo do grande sucesso da batata é sua grande diversidade, que proporcionam várias opções de cor e sabor. Mas, sem dúvida, um dos pratos mais conhecidos em todo mundo é a batata frita. O alimento apareceu pela primeira vez na década de 1840, e se tornou popular rapidamente em Paris e, posteriormente, a receita se espalhou pelo resto do mundo. A partir da Segunda Guerra Mundial, cerca de 75 por cento das batatas eram utilizadas em lanches rápidos. Atualmente a popularidade mundial da batata frita deve-se também às grandes empresas multinacionais de lanches, onde o consumo com sanduíches simboliza uma dieta globalizada. Entretanto, o consumo generalizado da batata processada não é tão vantajoso quanto consumir a batata fresca porque, durante o beneficiamento, o produto perde cerca de 50 por cento de seus nutrientes, além de conter muito mais gordura, que aumenta a quantidade calórica da batata e, consequentemente, pode provocar obesidade. 
        Uma pesquisa feita nos Estados Unidos demonstrou que as pessoas podem incluir a batata na dieta e ainda perder peso, apesar do alto teor de carboidratos do tubérculo. Segundo os pesquisadores, o resultado dessa pesquisa evidencia o que profissionais de saúde e nutricionistas dizem há anos: quando se trata de perder peso, não é somente eliminar alguns alimentos ou grupos alimentares do consumo diário, mas na verdade, é reduzir a quantidade total de calorias ingeridas.  Apesar disso, a batata não está incluída na lista dos cinco alimentos mais recomendados pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) porque, como o tubérculo é rico em carboidratos, não deve ser consumido com outros alimentos como pão, macarrão e arroz, que também possuem alto teor de carboidratos.
        Atenção: como parte da defesa natural das plantas contra fungos e insetos, a planta pode possuir altos níveis de componentes tóxicos chamados glicoalcaloides (solanina e chaconina). Geralmente esses compostos são encontrados em níveis baixos no tubérculo. Para manter a concentração de glicoalcaloides baixa, é necessária a conservação em um ambiente escuro e fresco. Caso contrário, a batata torna-se esverdeada por causa do aumento da clorofila, que indica níveis mais altos de solanina e chaconina. Esses compostos não são destruídos com o cozimento e por isso é essencial a remoção das áreas esverdeadas e remoção da pele antes do cozimento para assegurar a ingestão segura do alimento. Os primeiros sintomas da intoxicação manifestam-se geralmente entre oito e doze horas após a ingestão, sob a forma de desordens gastrointestinais e nervosas e, dependendo da dose, pode levar à morte. Uma única batata, se estiver esverdeada, pode conter uma dose perigosa da substância.

Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Batata