terça-feira, 25 de abril de 2017

DOM QUIXOTE

“...Hoje é o dia mais bonito de nossas vidas, querido Sancho...
Nossos maiores obstáculos, são nossas indecisões...
Nossos piores inimigos são o medo do poder, e até o medo de nós mesmos...
É muito fácil de nos enganarmos...
O que há de mais destrutivo, são a mentira e o egoísmo...
A maior derrota é o desânimo...
E os defeitos mais perigosos são a soberba e o rancor...
A melhor sensação, a que mais nos gratifica, é a paz da consciência, e também o esforço para crescermos sem a pretensão de sermos perfeitos, mas principalmente a vontade de fazermos o bem e lutarmos contra a injustiça onde quer que ela esteja..."  (Miguel de Cervantes -  Do livro:  Dom Quixote de La Mancha)

segunda-feira, 24 de abril de 2017

A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia



É uma festividade que tem lugar na cidade de Salvador no estado da Bahia, no Brasil.


Trata-se de uma manifestação religiosa de origem católica realizada desde 1549, quando o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, iniciou a sua devoção na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia cuja fachada em pedra de lioz veio de Portugal.




Os festejos começam no final de Novembro, com a novena que tem lugar todas as noites na matriz na "Cidade Baixa" de Salvador. A celebração envolve uma missa campal e procissão e, paralelamente, ocorre a tradicional festa, nas imediações do Mercado Modelo e Elevador Lacerda (pontos turísticos), com barracas de comidas típicas e bebidas, unindo a profana alegria do baiano à sagrada devoção religiosa.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_da_Praia

domingo, 23 de abril de 2017

Juquinha da Serra.

     
       Personagem lendário da Serra do Cipó - Minas Gerais, que ao longo de sua vida como andarilho pelos campos altos, colhia flores, sempre-vivas e orquídeas, e as trocava por alimentos e roupas com viajantes da região. 
       Era comum vê-lo trocando as suas flores e plantas colhidas por qualquer coisa que os visitantes traziam: de pequenos utensílios até um prato de comida.Figura folclórica da região, ele acabou tornando-se um ponto turístico local. 
       A sua identificação com a Serra era tal que em 1987, após a sua morte, 
resolveram homenageá-lo com uma estátua localizada em um dos pontos mais altos da paisagem. Por tanta simplicidade, fez história, perpetuada por essa obra escultórica.
     José Patrício, o Juquinha das Flores, brotou da serra. A serra o acolheu! A humana flor... assim dizia.

sábado, 22 de abril de 2017

E falando em batatas... quem inventou a batata frita?

"A disputa é real: franceses e belgas lutam pelo título de inventores da batata frita. Segundo a lenda francesa, as «frite» foram inventadas por vendedores de rua na «Pont Neuf» em Paris logo após a revolução de 1789, mas a tradição belga explica que a batata frita foi inventada por acaso no século XVII por habitantes de Namur, no sul do país. Um dia, quando o rio Meuse congelou, os pescadores locais cortaram as batatas em bocados à semelhança do peixe e acabaram por fritá-las. Estas teorias estão em análise num festival de culinária em Bruxelas, denominado Brusselicious. Historiadores e cozinheiros de ambos os países apresentam argumentos, tentando chegar a uma conclusão. Pierre Leclerc, professor da universidade de Liège, admite que as provas belgas são as mais fracas: «Os belgas adoram batatas fritas, mas as pesquisas mais sérias sobre o assunto só agora começaram»". Hahaha!! E agora eu pergunto... diante de uma poção quentinha de batatas fritas, alguém aí vai se importa em saber se foi os franceses ou os belgas a pensar pela primeira vez em fritar as batatas? Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/iol-push/afinal-quem-inventou-as-batatas-fritas

Batatinha quando nasce...

         A história da batata começou a cerca de oito mil anos atrás na Cordilheira dos Andes próximo ao Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru, e foi levada a outras regiões do mundo por colonizadores europeus. Atualmente são cultivados milhares de variedades da espécie em todos os continentes e está inserida como um alimento fundamental na cultura mundial. A relação da batata com a batata-doce é bem pequena porque os vegetais não compartilham do mesmo gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. 

        A batata é o vegetal mais popular do mundo e o quarto mais consumido, sendo usado em receitas em todo o mundo. São utilizadas como massa na Itália, cozidas com bananas na Costa Rica, cozidas com arroz no Irã, recheadas com fígado na Bielorrússia, fritas com feijões verdes na Etiópia, dentre outras incontáveis receitas com o tubérculo. 
        O segredo do grande sucesso da batata é sua grande diversidade, que proporcionam várias opções de cor e sabor. Mas, sem dúvida, um dos pratos mais conhecidos em todo mundo é a batata frita. O alimento apareceu pela primeira vez na década de 1840, e se tornou popular rapidamente em Paris e, posteriormente, a receita se espalhou pelo resto do mundo. A partir da Segunda Guerra Mundial, cerca de 75 por cento das batatas eram utilizadas em lanches rápidos. Atualmente a popularidade mundial da batata frita deve-se também às grandes empresas multinacionais de lanches, onde o consumo com sanduíches simboliza uma dieta globalizada. Entretanto, o consumo generalizado da batata processada não é tão vantajoso quanto consumir a batata fresca porque, durante o beneficiamento, o produto perde cerca de 50 por cento de seus nutrientes, além de conter muito mais gordura, que aumenta a quantidade calórica da batata e, consequentemente, pode provocar obesidade. 
        Uma pesquisa feita nos Estados Unidos demonstrou que as pessoas podem incluir a batata na dieta e ainda perder peso, apesar do alto teor de carboidratos do tubérculo. Segundo os pesquisadores, o resultado dessa pesquisa evidencia o que profissionais de saúde e nutricionistas dizem há anos: quando se trata de perder peso, não é somente eliminar alguns alimentos ou grupos alimentares do consumo diário, mas na verdade, é reduzir a quantidade total de calorias ingeridas.  Apesar disso, a batata não está incluída na lista dos cinco alimentos mais recomendados pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) porque, como o tubérculo é rico em carboidratos, não deve ser consumido com outros alimentos como pão, macarrão e arroz, que também possuem alto teor de carboidratos.
        Atenção: como parte da defesa natural das plantas contra fungos e insetos, a planta pode possuir altos níveis de componentes tóxicos chamados glicoalcaloides (solanina e chaconina). Geralmente esses compostos são encontrados em níveis baixos no tubérculo. Para manter a concentração de glicoalcaloides baixa, é necessária a conservação em um ambiente escuro e fresco. Caso contrário, a batata torna-se esverdeada por causa do aumento da clorofila, que indica níveis mais altos de solanina e chaconina. Esses compostos não são destruídos com o cozimento e por isso é essencial a remoção das áreas esverdeadas e remoção da pele antes do cozimento para assegurar a ingestão segura do alimento. Os primeiros sintomas da intoxicação manifestam-se geralmente entre oito e doze horas após a ingestão, sob a forma de desordens gastrointestinais e nervosas e, dependendo da dose, pode levar à morte. Uma única batata, se estiver esverdeada, pode conter uma dose perigosa da substância.

Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Batata