segunda-feira, 30 de junho de 2014

Futebol - Os Gols mais bonitos do Brasil em Copas do Mundo

Vinho de garrafão... É vinho ou não?

O vinho chamado “de mesa”, de garrafão, difere do vinho chamado “fino” em diversos aspectos da vinificação em si, mas a grande diferença é que o vinho fino é produzido com uvas vitis vinifera, isto é, uva de se produzir vinho! Os vinhos de garrafão são produzidos com as chamadas uvas americanas, de mesa, ou seja, uvas para se produzir suco de uva, afora isso existe também adição de açúcar de cana ao fermentando dando aquele sabor adocicado dos vinhos de garrafão. Além da adição de água, aguardente, e demais adições e correções.
Há quem diga que existem produtores que fermentam não a uva mas o bagaço proveniente do suco extraído (e vendido como suco integral) para elaborar seus vinhos de garrafão.
Se isto é verdade não sei, mas não tenho dúvidas de que para a produção desses vinhos devem ser utilizadas as uvas de menor qualidade, ou que não se prestam à produção de suco, tendo em vista o alto valor agregado ao suco de uva integral e o baixo valor do vinho de garrafão.
Fato é que os vinhos finos, representam não mais de 10% de todos os litros de produtos de uva (suco e vinho) produzidos no RS, enquanto os vinhos de garrafão representam mais de 60% desta produção.
A uva de mesa é de mais simples manejo, além de agregar mais valor em toda sua cadeia: fruta in natura, suco de uva, vinho de garrafão. Enquanto o vinho fino demanda muito mais investimento em linha de produção, tecnologia e complexidade no manejo para produzir… vinho!!!